terça-feira, 2 de dezembro de 2014

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O ENSINO DE NOVE ANOS E O PNAIC

Marli França Silva

O texto “Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa” foi elaborado por vários autores e está inserido no PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Ministério da Educação -  Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, Currículo na alfabetização: Concepções e princípios, Brasília 2012, 03 páginas e consta no item Compartilhando, deste caderno.
O documento se inicia com a citação do artigo 22 da LDB falando sobre a obrigatoriedade da formação da criança pela escola e também cita o artigo 32 desta mesma lei onde menciona a duração de nove anos para o ensino fundamental gratuito nas escolas públicas com início aos seis anos de idade.
Algumas exigências são previstas nas diretrizes no que se refere aos direitos de aprendizagens gerais: Conhecimentos e capacidades aos quais são descritos por eixos – produção de texto escrito, leitura, oralidade e análise linguística e no decorrer das explanações elucidando todos esses eixos.
Finaliza especificando os direitos gerais de aprendizagens na Língua Portuguesa.
Essa modalidade de ensino, com duração de nove anos, tem seus pontos positivos, pois se o aluno não absorver o conhecimento em um ano ele pode rever esses conceitos no outro ano. As diretrizes versam para essas exigências, no entanto a aplicabilidade dessas diretrizes está na mão das instituições de ensino, onde as reais capacidades e conhecimentos desses alunos podem ou não ser verificadas o que causaria prejuízo para aquele aluno com mais dificuldade.
Nas descrições que o texto aborda sobre os processos de aprendizagem são colocados modelos que visam à compreensão real dos textos orais e escritos e métodos que analisem esse aprendizado, no entanto é sempre bom lembrar que as experiências e os modos de apropriação de cada criança são diferentes,  inclusive na mesma idade  e logicamente os conhecimentos prévios precisam e devem ser considerados.